Assédio moral no ambiente de trabalho
Publicado em 13 de maio 2019O último dia 02 deste mês de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral. O assédio moral no trabalho é um dos problemas mais sérios enfrentados pela sociedade atual. Ele é fruto de um conjunto de fatores que vão desde a globalização econômica à atual organização de trabalho, marcada pela competição agressiva, pela celeridade nos resultados e no alcance exponencial dos novos negócios.
As novas tecnologias e a fácil disseminação de registros fotográficos e audiovisuais são elementos que potencializam os efeitos danosos do assédio moral no ambiente de trabalho, que não são pequenos segundo os últimos dados do Poder Judiciário Trabalhista e da Previdência Social.
O número de adoecimentos por transtornos psicológicos decorrentes de assédio moral e de ações trabalhistas vem aumentando significativamente no Brasil e no mundo, o que eleva a preocupação cada vez mais com esse tema.
Por assédio moral no trabalho, entenda toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego, degradando o clima de trabalho e a personalidade de alguém.
Por isso, na próxima semana (22/05), publicaremos um e-book nas redes sociais do Queiroz, Barbosa e Bezerra Advocacia sobre “Assédio Moral no Trabalho”. Nele, enquanto especialista em direito do trabalho, explicarei o conceito de assédio moral, os seus tipos, as práticas que consistem no ato, dentre outros inúmeros fatores importantes para entender os aspectos dessa situação.