Parceria entre escritórios de contabilidade e advocacia: por que formar alianças?
Publicado em 11 de junho 2018A organização das atividades empresariais, seja de pequenas ou grandes empresas, startups ou corporações tradicionais, envolve inúmeras atividades, tais como gerenciar os recursos humanos, gerir o fluxo de caixa, realizar o marketing e entregar o produto/serviço proposto aos clientes.
Além destas, duas atividades estão na base da organização das empresas, e são essenciais ao seu sucesso: a contábil e a jurídica.
O contador tem uma função de extrema importância para as instituições empresariais, uma vez que sua atividade permite saber o estado da saúde financeira das empresas. Na execução de suas obrigações, o contador fornece ao empresário ferramentas que possibilitam uma análise da situação econômica de suas atividades, que serão utilizadas para traçar os rumos do negócio.
Mais que isso, o contador tem outro papel de relevância: intermediar as atividades da empresa com um dos seus maiores sócios, o Estado, que abocanha cerca de 1/3 do faturamento empresarial com tributos. Os escritórios de contabilidade são os principais responsáveis por realizar as declarações das empresas ao Fisco, contabilizando quais serão as obrigações tributárias a serem realizadas pelos gestores dos negócios.
Por tudo isso, costuma-se dizer que não existe um negócio sem um contador. Nada mais justo.
Porém, muitas vezes, os escritórios contábeis acabam sendo demandados para realizar atividades mais vinculadas à seara jurídica do que a contábil propriamente dita: realizar e revisar contratos; organizar operações de planejamento tributário; realizar denúncias espontâneas; responder a questionamentos de órgãos governamentais, tais como Receita Federal e Ministério Público; impugnar e oferecer recursos em processos administrativos tributários são algumas dessas atividades.
E no intuito de não deixar o seu cliente sem respaldo, frequentemente os contadores acabam realizando tais atividades, perdendo tempo na realização das verdadeiras atividades-fim do seu escritório, muitas vezes sem remuneração, e correndo riscos desnecessários por estarem atuando área alheia à sua afinidade.
Por isso, a parceria entre escritórios de contabilidade e departamentos jurídicos é de extrema importância. Tal colaboração tem inúmeras vantagens para os contadores e os seus clientes. Listamos algumas a seguir.
– Recepção de conteúdo atualizado sobre mudanças legislativas e decisões judiciais: escritórios de advocacia modernos produzem conteúdo atualizado acerca das alterações legislativas e jurisprudenciais sobre aspectos contábeis e fiscais, permitindo aos contadores se manterem atualizados sobre mudanças que podem beneficiar de forma incisiva os seus clientes.
– Segurança na atuação: a realização de atividades jurídicas pelos contadores pode possuir equívocos que irão colocar a imagem do escritório de contabilidade em risco. Por exemplo, uma atuação incorreta em uma impugnação tributária que cause a condenação do cliente pode levar este a colocar em xeque a capacidade do escritório contábil para a realização de suas atividades rotineiras. Por isso, melhor ter um parceiro a indicar que se aventurar em outras áreas que podem causar prejuízos futuros.
– Concentração nas suas atividades-fim: inúmeras vezes, a realização de atividades jurídicas adicionais toma um grande tempo do contador, retirando a sua concentração e disposição para as atividades para o qual foi verdadeiramente contratado.
– Fortalecimento da seriedade na atuação: parcerias com departamentos jurídicos agregam valor a imagem do escritório de contabilidade, demonstrando ao cliente que o seu escritório contábil tem uma atuação responsável, ciente das suas reais responsabilidades e atribuições, e está cercado por parceiros de inquestionável capacidade técnica.
– Fim da não remuneração pelas atividades extras: constantemente, os escritórios de contabilidade não são remunerados pelas atividades “extras” que realizam. Ou sejam, são demandados a realizar atividades adicionais sem serem devidamente valorizados pelo tempo e capacidade intelectual utilizada. Uma parceria evita esse problema.
– Ausência de custos para o escritório contábil: em regra, a parceria entre escritórios de advocacia e escritórios de contabilidade não gera custos para nenhuma das partes.
– Comunicação entre os departamentos: apesar de serem atividades que demandam um contato e uma sinergia constante, muitas empresas possuem escritórios de contabilidade e jurídicos que não possuem nenhuma ligação. A parceria amplia essa comunicação, facilitando o trabalho de ambos.
Diante disso, para se munir de todas as vantagens acima listadas, é fundamental uma boa parceria entre escritórios contábeis e jurídicos. Como demonstrado, essa aliança representa um papel fundamental na profissionalização, segurança jurídica e atuação do seu escritório contábil.